Biofilia na arquitetura
Biofilia na arquitetura
A arquitetura que prevê o bem estar com o objetivo de criar ambientes mais saudáveis, inspiradores e sustentáveis para as pessoas, conhecida como arquitetura biofílica, abordagem que busca integrar elementos da natureza nos espaços construídos.
Biofilia, o termo criado pelo biólogo Edward O. Wilson para descrever a tendência inata do ser humano de se conectar com a natureza e com outros seres vivos, representando a conexão biológica humana e emocional com o mundo natural.
A arquitetura biofílica procura atender a necessidade de conexão, trazendo elementos naturais para dentro dos ambientes construídos, incluindo o uso de madeiras, pedras, vegetação e água, maximização da luz natural e das vistas para o exterior, criando espaços que exploram a interação com a natureza.
A incorporação desses elementos biofílicos nos ambientes arquitetônicos podem trazer uma série de benefícios para a saúde e bem-estar, a redução de estresse, melhoria de humor, aumento da produtividade, conexão com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Ela pode ser usada em diferentes tipos de construção, desde residências até hospitais, escolas e espaços públicos. Mas sua grande aposta são os locais de trabalho, estudos mostram que esse tipo de arquitetura nos escritórios promovem um ambiente mais saudável e produtivo que atende as necessidades dos funcionários.